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VOCÊ PRECISA DE COMPETÊNCIA

 PARA VENCER! 

Gustavo G. Boog (*)

Competência é um  estado de espírito ! A competência de uma empresa e de seus líderes é o conjunto de características e habilidades desenvolvidas para oferecer continuamente produtos e serviços que encantem os clientes. É um estado a ser conquistado e desenvolvido, que exige atenção, ações e investimentos e que não ocorre por  acaso. A competência precisa existir continuadamente e seu indicador básico é o grau em que os clientes, externos ou internos, se encantam com os produtos e serviços que oferecemos.

 

A empresa competente tem sucesso equilibrado em três dimensões: resultados, pessoas e inovação. Os resultados se expressam nos aspectos financeiros, mercadológicos e operacionais; pessoas engloba o clima interno, o ambiente de trabalho, os hábitos, crenças e valores, e se manifesta na motivação para o desempenho, no espírito de equipe, no comprometimento, nas boas comunicações e nos estilos de liderança flexíveis; inovação é o grau de abertura e empenho para promover mudanças e transformações, num ambiente de abertura e de alta flexibilidade. As três dimensões tem conflitos intrínsecos entre si, e devem ser gerenciadas buscando sempre um equilíbrio dinâmico. Não basta ser bom em uma ou duas dessas dimensões, e sim nas três simultaneamente.

 

No caminho da competência as organizações passam por fases bem caracterizadas : a  pioneira, a diferenciação e a integração. Entre as fases ocorrem as crises de transição, momentos potencialmente perigosos, mas que levam a patamares mais desenvolvidos de operação. O processo de transformação das organizações deve ser bem administrado, buscando-se sempre ações equilibradas para transitar do “onde estamos hoje” para “onde queremos chegar”. Neste processo de atingir níveis cada vez mais elevados de competência, os Gerentes tem um papel especialmente importante, na medida em que são os responsáveis por atingir resultados com pessoas e com inovação. Para esse papel, que tem pouco de técnico, é necessário o desenvolvimento de habilidades de ser competente e estimular a competência na equipe, como a liderança, comunicações, reuniões eficazes, estímulo a mudanças, e energização e fortalecimento da empresa, das equipes e das pessoas.

 

O tradicional “RH”, que preferimos denominar “Gestão de Pessoas”, tem um papel renovado ao estimular e apoiar as mudanças em direção à competência. Descentralização de atividades, profissionais de “RH” competentes, alto grau de informatização, atuação como consultoria interna e terceirização de projetos são algumas das características da competência dessa área. A concretização da diretriz de que “todo Gerente é também um Gerente de Pessoas” e o grau de encantamento dos clientes internos são indicadores do grau de competência do “RH”.

 

A verdade por vezes esquecida é que a empresa competente e saudável gera a competência e a saúde nas pessoas; e vice-versa. Isso significa que o resgate da dimensão humana é o novo e o grande desafio das empresas, já um tanto esgotadas de intervenções como a reengenharia, a redução de níveis hierárquicos ou o downsizing, que trazem resultados fabulosos de imediato, mas corroem o “capital humano”, muitas vezes de forma irreversível. Com esses novos paradigmas de gerenciamento competente, entra-se num saudável “ganha-ganha”, onde a empresa utiliza-se dos potenciais antes adormecidos de seu pessoal, e as pessoas passam a encontrar novos significados e satisfações na relação de trabalho.

 

O livro “O Desafio da Competência” aborda esses temas; foi totalmente revisto e ampliado, e apresenta conceitos e métodos de como sobreviver num mercado cada vez mais competitivo e como preparar as empresas e seus líderes para o próximo milênio. O livro define e detalha os diversos aspectos da competência e analisa as óticas da empresa, dos gerentes, das pessoas e de como vencer esses desafios, sugerindo práticos “Guias de Competência”, que orientam o leitor em suas ações.

 

(*) Gustavo Boog – Consultor e Terapeuta Organizacional; Diretor da Saguaro Import e Boog & Associados, onde desenvolve Seminários e Consultoria para potencializar a energia humana nas empresas. Ao lado de uma vasta experiência como executivo de diversas empresas, lecionou em escolas de prestígio, como FGV/SP, FEA/USP e PUC/PR. Renomado conferencista nacional e internacional, é também autor de diversos livros de organização, gerência e abordagens inovadoras nas empresas.

 

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