+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

VOCÊ ENTENDEU?

Gustavo G. Boog (*)

A comunicação entre pessoas não funciona como gostaríamos. Muitas vezes não se tem certeza que o outro entendeu aquilo que transmitimos, e o recurso mais usado é terminar a frase como clássico: “você entendeu?”?

 

A esperança de quem pergunta isto é ouvir a resposta: “entendi, sim senhor!”. E aí, geralmente, começa um verdadeiro drama, onde quem passa a mensagem fica com a ilusão de que o outro tenha entendido, e quem recebeu a mensagem fica tentando adivinhar o que foi transmitido.

 

Isso custa muito dinheiro para as empresas! Comunicações mal feitas, truncadas ou incompletas inevitavelmente irão representar tarefas feitas pela metade, fora dos padrões esperados, entregas equivocadas. Isto sem falar nos “custos emocionais” desta transação.

 

Sempre que perguntamos “você entendeu?”, teremos em 99,8% das vezes uma resposta automática “entendi, sim senhor!”, mesmo que eu não tenha entendido nada. Além do mais, ninguém quer fazer papel de bobo, alegando que não entendeu (e quantas vezes o transmissor é uma pessoa enrolada…).

 

Como sair disto?

 

1 – Prometa que não usará o “você entendeu?” (ou seus similares como claro? Tudo bem? OK?)

 

2 – Procure assegurar-se que você tenha sido claro em sua mensagem (e não se o outro entendeu). Isto joga para você a responsabilidade de comunicar bem.

 

3- Pedir diplomaticamente que a pessoa repita a informação, ou assegurar-se quais serão os próximos passos, são formas de garantir que a informação chegou completa e correta.

 

Com isto investimos uns poucos minutos a mais na comunicação, mas pouparemos muitas horas e muito dinheiro evitando retrabalhos, prejuízos e mal estar emocional.

 

Vale a pena tentar. Entendeu?

(*) Gustavo G. Boog é Consultor e Terapeuta Organizacional, conduzindo projetos de elevação da competência pessoal, grupal e empresarial. Fone (11) 5183-5187 E-mail contato@boog.com.br Site www.boog.com.br

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha