+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

Trabalho em equipe:

a base para lidar bem com as crises

Gustavo Boog (*) 

Meu amigo Arão Sapiro, presidente do INSEC – Instituto de Estudos para a Competitividade, dizia já nos idos de 2005, ao escrever sobre as empresas mais admiradas no Brasil: “Não é a simples superioridade técnica que conta. Na verdade, é a aura, o ambiente psicológico e outros fatores imponderáveis que determinam a admiração”. E são estas empresas que “atraem mais compradores para seus produtos e mais investidores para seus projetos. Elas selecionam e recrutam melhor porque os melhores profissionais as buscam. Seus fornecedores estão mais dispostos a trabalhar em parceria, porque assim se beneficiam de uma imagem positiva. As crises estão mais afastadas e, quando elas acontecem, seu lastro de admiração lhes permite sair com menos danos”.

Mudar o que precisa ser mudado, deixar para trás referenciais superados, enfrentar os múltiplos desafios de situações novas, investir num clima motivador ao desempenho, são ações que aumentam muito as chances de sair-se bem nas crises.

Mas, para que isto aconteça, é preciso de líderes inspiradores, de políticas de gestão de pessoas alinhadas com as necessidades e expectativas, de equipes afinadas, comprometidas e realizadoras. Sem isto, os planos e estratégias podem ficar apenas nas “boas intenções”, pois as ações preventivas e corretivas não acontecem. Neste caso a paralisia impera, e os riscos e ameaças das crises  tornam-se destruidores.

Para o bom trabalho em equipe precisamos de diversos requisitos, apresentados a seguir na forma do teste “Os dez mandamentos da equipe” (*). Escolha uma equipe da qual você faz parte, como líder ou como participante e coloque um “x” na coluna que melhor represente a situação atual.

A equipe da qual participo… N
U
N
C
A
R
A
R
A
M
E
N
T
E
O
C
A
S
I
O
N
A
L
M
E
N
T
E
F
R
E
Q
U
E
N
T
E
M
E
N
T
E
S
E
M
P
R
E
1. … tem uma visão precisa do que quer alcançar
2. … tem em alto grau habilidades interpessoais
3. … sabe resolver adequadamente seus conflitos
4. … tem equilíbrio entre a inovação e a tradição
5. … tem uma liderança inspiradora
6. … tem flexibilidade nas tarefas
7. … cria um ambiente de confiança e cooperação
8. … integra os novatos e investe na aprendizagem
9. … reconhece e recompensa desempenhos e esforços
10. … estimula o bom humor

Quanto mais positiva for sua avaliação, maiores as chances de sua equipe sair-se bem nas crises. E se a avaliação não for tão boa, este é um indicador seguro de que a melhoria do desempenho em equipe precisa de atenção e de investimentos. Alguns exemplos:

  • Constelações Organizacionais, para diagnosticar e resolver situações “emaranhadas” nas equipes
  • Pesquisa Temática de Equipe, para identificar os pontos fortes e os pontos vulneráveis da equipe
  • Workshops para desenvolver o sentido de liderança e de equipe
  • Team Building, para alinhar e obter comprometimento com a visão de futuro da equipe
  • Coaching para apoio individual aos membros da equipe

Lembre-se que a equipe começa dentro de você mesmo. Nós usamos o modelo dos quatro tipos rei – guerreiro – mago – amante para identificar os diversos personagens que moram dentro de você. Eles realmente formam uma boa equipe? Pessoas bem equilibradas estão em constante desenvolvimento, buscando equilibrar suas tendências, por exemplo, a “ficar voando” (rei), de muita impaciência (guerreiro), de planos sem fim e críticas (mago) e indecisão (amante). Quando há o equilíbrio na atuação, saímos das sombras e ingressamos no que chamamos de estilos 5 estrelas.

Pessoas que fazem a diferença constroem equipes que fazem a diferença. E equipes que fazem a diferença ajudam as pessoas e as organizações a encontrarem saídas inteligentes para as crises.

(*) Extraído do livro “CON-VIVER EM EQUIPE:  construindo relacionamentos sustentáveis”. 

(*) Gustavo G. Boog é o fundador do Sistema Boog de Consultoria, baseado em São Paulo, SP, com a missão de aumentar o diferencial competitivo das organizações, gerando resultados sustentáveis com o desenvolvimento do potencial humano, obtido com produtos e serviços que estimulam pessoas, equipes e empresas a construírem e realizarem suas competências. Contatos: (11) 5183-5187; contato@boog.com.br ; www.boog.com.br

 

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha