+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

EDITORIAL

O Ecotraining © chama a atenção de equipes de vendas, de RH e de outras áreas das organizações por ser um Workshop inovador e diferenciado, que traz resultados concretos para as pessoas, as equipes e empresa. E quem disto isto são os clientes!

 

Recentemente a jornalista Lia Freire preparou a matéria “Ecotraining”, publicada na edição de março da revista Escritório Inteligente, da Full Time Editora. Com sua autorização reproduzimos o texto, tema deste Boog News.

 

Boa leitura a todos

Gustavo Boog

 

ARTIGO

TOME FÔLEGO E PREPARE-SE PARA OS TREINAMENTOS

Um upgrade nos treinamentos tradicionais trocou a sala equipada com datashow, flipchart e

apresentações, por ambientes ao ar livre. Trata-se do ecotraining, que passou a ser utilizados

pelas empresas que buscam estimular as habilidades dos profissionais por meio de experiências que serão vivenciadas na natureza.

 (*) Lia Freire

boogNo ecotraining, a natureza não é palco, mas sim um instrumento de aprendizagem, que utiliza os desafios das caminhadas e escaladas como metáfora para os temas gerenciais. Com aprendizados ocorrendo a cada passo, sob a orientação de uma equipe, os participantes vão construindo a conexão entre o conteúdo do workshop e sua utilização prática no dia-a-dia. “Os programas tradicionais de treinamento muitas vezes carecem de uma ligação mais direta com a realidade do dia-a-dia das empresas. O ecotraining faz com que as pessoas reflitam sobre as vivências e as apliquem em suas experiências cotidianas”, esclarece o consultor Gustavo Boog, da Boog & Associados, empresa que, juntamente com a Specimen, desenvolve programas de ecotraining.

 

A necessidade de reforçar o trabalho em equipe e prepará-la para os processos de mudanças, mostrando como as transformações pessoais se integram com as mudanças profissionais, além de reforçar os temas de liderança, comunicação e equilíbrio pessoal e profissional, foi um dos motivos que levaram a diretoria de Recursos Humanos da Basf a colocar sua equipe de vendas e marketing da área de poliestireno a participar do ecotraining.

 

Durante três dias os 16 funcionários estiveram envolvidos com atividades como: visitas a cavernas, jogos cooperativos e ainda passaram pelo fogo do conselho, tudo isso no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, a cerca de 320 quilômetros da cidade de São Paulo.

 

“O resultado desse treinamento superou nossas expectativas. Nós obtivemos uma melhoria na integração e no trabalho em equipe. Após o treinamento, a cooperação e o entrosamento da equipe para a solução dos problemas aumentaram. Isso refletiu significativamente nos resultados alcançados em 2000”, esclarece o consultor de Recursos Humanos da empresa, Marcus Denys dos Santos.

 

PROGRAMAS PERSONALIZADOS

 

De acordo com o consultor Gustavo Boog, cada empresa tem uma necessidade, portanto os treinamentos serão preparados de maneira personalizada. “Temos opções de instrumentos e locais diversificados para atender as mais distintas necessidades, assim como, adaptamos o de acordo com a verba disponibilizada. É possível, por exemplo, realizar trilhas, desbravar cavernas, observar a natureza, fazer escaladas, rafting ou outras modalidades adequadas ao perfil do grupo e objetivos buscados pela empresa, além disso, realizamos atividades em equipe, como a representação da realidade da empresa usando os elementos da natureza e o “Fogo do conselho”, onde os participantes discutem abertamente os acontecimentos do ecotraining e fazem suas conexões com a realidade de seus departamentos e empresas”.

 

A eficácia do ecotraining, de acordo com as empresas, recompensa o investimento. Segundo o consultor Gustavo Boog, o acompanhamento feito algumas semanas após o programa mostra resultados bastante satisfatórios. “Não há como mensurar, por exemplo, em quantos por cento uma equipe de vendas aumentou o faturamento, ou o quanto o marketing melhorou em suas ações, o fato é que as melhoras são sentidas no cotidiano, em pequenas ações que, transformam importantes resultados”.

 

O consultor lembra de uma situação que ilustra bem as mudanças que podem ocorrer mesmo durante o ecotraining. “Lembro-me de um gerente de Vendas bastante autoritário, que, ao liderar seu grupo numa trilha, estando tão focado no objetivo a atingir, se quer olhou uma única vez para trás para verificar se o grupo o acompanhava. Ao final de 20 minutos ele estava sozinho, com sua equipe muito para trás. A lição do equilíbrio foi muito marcante para este profissional e para todo o grupo que pertencia ao departamento”.

 

O PROGRAMA DE TREINAMENTO É DIVIDIDO EM TRÊS FASES:

 

Estruturação – Nesta primeira fase o objetivo é conhecer o grupo e a empresa para direcionar a forma e o conteúdo do ecotraining; para isso são realizadas entrevistas com os participantes e dirigentes da organização e do Recursos Humanos, além de uma palestra sobre o local, o objetivo e o conteúdo.

 

Desenvolvimento – Esta etapa é realizada junto à natureza, e tem duração de um a quatro dias, em função dos objetivos e perfil dos participantes, que usualmente são pessoas de liderança, atendimento a clientes e profissionais de diversas áreas. O tamanho ideal do grupo é de 10 a 20 pessoas, face ao processo de treinamento participativo usado. A condução das atividades é realizada por uma equipe multidisciplinar, composta de consultores, educadores (biólogos, geólogos, historiadores) e guias locais. Os participantes preparam no ecotraining um plano de ação individual para o dia a dia na empresa.

 

Acompanhamento – Após a realização do treinamento é feita uma reunião para verificar a assimilação e aplicação dos conceitos vivenciados, e avaliada a continuidade de outros módulos de trabalho, tais como palestras e workshops.

 

ENTRE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO ECOTRAINING ESTÃO:

 

  • Fortalecer o trabalho em equipe;

 

  • Exercer a liderança de forma equilibrada e eficaz;

 

  • Comunicar-se com clareza e desenvoltura

 

  • Administrar mudanças e transformações que possam vir a ocorrer na corporação;

 

  • Lidar com o marketing pessoal e ética;

 

  • Desenvolver técnicas de negociação e sobrevivência
Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha