+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

TENHA O SEU PRÓPRIO PERSONAL TRAINER EMOCIONAL 

Magdalena e Gustavo Boog (*)

Assim como no mundo dos esportes e do condicionamento físico temos disponíveis os “personal trainers”, profissionais que nos orientam como alongar ou fortalecer certas musculaturas, desenvolver melhor as nossas posturas físicas e melhorar o nosso desempenho e disposição física; eles nos acompanham durante um período, até que possamos realizar estas atividades sozinhos. Nós podemos também buscar o nosso “personal trainer emocional”, para nos orientar no processo de “musculação emocional”.

Este é um profissional especializado no comportamento humano, nas emoções e nas dificuldades que se encontram nos níveis técnicos e  gerenciais das empresas. É alguém que nos ajuda a pensar junto, a entender o nosso tipo psicológico e nossas formas de agir, sentir e pensar, a visualizar nossas dificuldades emocionais e a orientar quais técnicas ou exercícios são mais adequados para melhorarmos nosso desempenho emocional nos relacionamentos pessoais e profissionais. O “personal trainer emocional” é um competente e confiável companheiro nesta jornada.

Mais e mais empresas reconhecem que a qualidade de seus produtos e serviços dependem do desempenho humano de todo o seu pessoal, em especial dos níveis de liderança. Um líder mal ajustado, que tenha uma forma desequilibrada de conduzir sua equipe, com oscilações bruscas em seu humor, muitas vezes irritado, deprimido ou apático, tem um impacto extremamente negativo no ambiente de negócios, para nem mencionar a negatividade que impregna em sua vida pessoal. Estas empresas têm investido no bem estar emocional de seus profissionais, melhorando a qualidade de vida da pessoa e de todos que estão ao seu redor, obtendo resultados e retorno muito rápido. Isto é especialmente válido para o pessoal de topo das empresas, que padecem da terrível “solidão executiva”, não tendo ninguém confiável com quem trocar idéias.

Quanto está custando para a empresa o stress de seus executivos? e o custo das decisões equivocadas de um executivo que sofre de insônia? E o custo da desmotivação de equipes que estão sob um estilo ditatorial? O que representa a falta de rumos que a apatia e depressão que irradia do topo?

O “personal trainer emocional” conta com várias técnicas para auxiliá-lo no trabalho de estimular o crescimento e desenvolvimento pessoal; usualmente há um segmento de diagnóstico, um da visão de futuro a alcançar e outro de estabelecer ações. Entre os diversos recursos podemos citar:

  • Terapia floral
  • Seqüência harmônica do Healing System
  • Identificação do perfil comportamental, por exemplo com o sistema DiSC ©
  • Terapia verbal ou de apoio
  • Técnicas de relaxamento e controle do stress
  • Aromaterapia

Os temas que o “personal trainer emocional” usualmente trata são a orientação de carreira, a tomada de decisões “difíceis”, os estilos de liderança inadequados, a carência no trabalho em equipe, o uso abusivo do tempo, a indefinição de prioridades, além de dificuldades de relacionamento interpessoal no âmbito profissional e pessoal.

O “personal trainer emocional” tem como alternativas atendimentos individuais ou em equipe, onde o grupo pode discutir e equacionar situações que coletivamente podem ser melhoradas. Quando sua atuação é integrada a um projeto de desenvolvimento da organização, há uma saudável potencialização de resultados, na medida que o ambiente da empresa se desenvolve junto com seus executivos crescendo como pessoas. Esta é uma abordagem inovadora que integra as pessoas e a empresa na busca da saúde, competência e crescimento.

(*) Magdalena e Gustavo Boog são Diretores da Boog & Associados, empresa que conduz Workshops Gerenciais e counseling individual

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha