+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

RESULTADOS E PESSOAS NAS EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

Gustavo G. Boog (*)

Existe uma tradicional dinâmica usada em workshops gerenciais, “O Jogo dos Números”, que confesso que é uma de minhas prediletas, pela mensagem eficaz que transmite aos participantes. Neste jogo as pessoas são divididas em dois grupos, e cada um faz a mesma tarefa, em diversas rodadas, sendo no entanto liderados com estilos totalmente diferentes.

Todos tem o mesmo objetivo, o mesmo tempo para a tarefa, o mesmo material e as mesmas condições ambientais. O que muda é a maneira de conduzir as equipes, levando a resultados distintos. O quadro abaixo mostra as diferenças:

boog

 

Após diversas rodadas, o 1o grupo está irritado (e com razão) com o instrutor, pela forma desigual com que tratou os dois grupos, mostrando o quanto o líder deve ser cuidadoso com este tema. Aí se acrescenta uma última rodada, com os dois grupos juntos, e na grande maioria das vezes o 1o grupo tem um crescimento notável em seu desempenho, mostrando que mesmo que um grupo tenha sido submetido a estilos autoritários, quando se oferece um estilo mais aberto, as pessoas tendem a reagir de forma positiva.

Quem se sai melhor? Qual estilo gera mais resultados?

A aplicação deste jogo ao longo de muito tempo mostra de forma consistente que o 2ogrupo sempre se sai muito melhor que o primeiro, integrando excelentes resultados com um clima motivacional positivo. O 1o grupo tem resultados medíocres e um clima negativo. A conclusão que emerge de forma incontestável é que é possível integrar bons resultados com bom clima.

A pessoa-chave neste processo é o líder, que precisa ser preparado e desenvolvido em suas competências, para equilibrar resultados com pessoas e inovação. Aí verdadeiramente ele terá em suas mãos as duas possibilidades de estilos. Sua escolha é que vai determinar se terá ou não uma equipe de alto desempenho.

Compare o estilo de liderança que você utiliza em seu trabalho com as duas colunas da tabela. Tire suas conclusões e você terá as bases para ter uma equipe de alto desempenho.

(*) Gustavo G. Boog é Consultor e Terapeuta Organizacional, conduz projetos de elevação da competência pessoal, grupal e empresarial. Fone (11) 5183-5187 E-mail contato@boog.com.br Site www.boog.com.br.

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha