+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

Relação Causa e Efeito

(*) Marcelo Boog 

A Pesquisa de Clima é um excelente instrumento de diagnóstico organizacional, que gera uma base de dados quantitativos, que podem ser analisados de diversas maneiras. As possibilidades de cruzamento de dados, de análises, de segmentos, etc., são realmente muito grandes e um dos desafios é extrair os dados críticos e essenciais para a organização, sem se perder em dados que pouco valor agregam.

Uma das possibilidades é procurar estabelecer uma relação de causa e efeito entre as variáveis pesquisadas, estudando suas correlações:

Se meu chefe é um bom líder, realmente eu produzo mais? Se receber um salário maior, realmente vou ficar mais motivado? Se as instalações são mais confortáveis, estarei realmente mais satisfeito com a empresa?

Conhecendo a verdadeira relação de causa e efeito das variáveis pesquisadas, podemos identificar onde agir para atingir um efeito desejado. Por exemplo, se desejo que a empresa tenha uma melhor produtividade então devo investir no líder, para que este tenha condições gerenciais de manter sua equipe motivada e assim produzir mais. Outro exemplo: se desejo que a empresa não tenha desperdícios, devo investir em treinamento. Se desejo que existam poucas fofocas, devo investir em comunicações, etc.

O estudo estatístico das correlações comprova na prática aquilo que usualmente é tido como teórico. Nosso exclusivo sistema Workclyma calcula automaticamente todas as possíveis combinações estatísticas entre os resultados de uma pesquisa, apontando aquelas onde existe uma correlação direta entre as variáveis. Este é um dos diferenciais que oferecemos nas Pesquisas de Clima que realizamos.

(*) Marcelo Boog é Consultor do Sistema Boog de Consultoria, conduz projetos de Pesquisa de Clima, Mapeamento 360º e Ecotraining.

 

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha