+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

POTENCIALIZANDO O TRABALHO EM EQUIPE IV 

Marcelo Boog (*)

O trabalho em equipe é a principal analogia feita na atividade de Rafting, uma das ferramentas utilizadas no Ecotraining. O Rafting é um esporte seguro, e vem sendo muito utilizado em diversas empresas.

Nesta descontraída atividade, todos os participantes recebem um treinamento, uma ferramenta e uma função a ser exercida durante o percurso. Desta forma cada um tem um papel muito importante, e o comportamento e a estabilidade do bote, dependerá do trabalho coordenado de todos, cada um com sua função e seu tempo de ação.

Assim como nas empresas, se cada pessoa, ainda que com toda boa vontade, fizer seu esforço individual, porém de forma isolada e não sincronizada, com a equipe o trabalho final será ruim, ou seja, o bote não sairá do lugar ou andará em círculos.

Agora quando todos remam juntos, no mesmo ritmo, no mesmo compasso, fará com que o movimento seja harmônico, preciso e pontual. E mais, será mais leve, fácil e exigirá menos esforço, menos energia.

Para atingir este ritmo, uma boa e precisa liderança é indispensável. No Rafting o exercício de liderar também é praticado pelo grupo, que sempre estará monitorado pela equipe profissional, garantindo a segurança do grupo. Cabe ao líder coordenar os diversos esforços, atuando quase como um maestro em uma sinfonia, apontando e orientando o grupo.

O aprendizado é inesquecível, pois não é só remar em águas tranqüilas. No Rafting existem corredeiras, momentos em que se exige mais atenção, maior reflexo e mais adrenalina. Novamente, assim como nas empresas, existem diversos momentos de dificuldade, que demandam mais do que nunca de um trabalho em equipe focado e concentrado para encarar de frente os problemas e com o trabalho de todos, superar a dificuldade.

(*) Marcelo Boog é Consultor, atuando em programas de desenvolvimento gerencial e Ecotraining ©

 

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha