+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

EDITORIAL

Queridos amigos e amigas

O Carnaval acabou e o Brasil pode começar. Este ano terá Copa do Mundo e Eleições. Mas, como vemos, este é um ano que já começou bastante aquecido, o que também se reflete nas atividades da Boog & Associados, nos projetos que buscam vantagens competitivas para as organizações, com investimentos na dimensão humana.

 

A realização simultânea dos dois Fóruns Mundiais, o econômico em Nova York e o social em Porto Alegre mostra os notáveis avanços na busca de modelos novos de solução dos problemas mundiais. A inserção de temas como pobreza, distribuição de renda, ecologia e meio ambiente no Fórum Econômico é um passo importante. Os próximos desafios são transformar intenções em ações e os dois Fóruns precisam conversar entre si, buscando uma síntese e integração.

 

Os eixos econômico e social também se manifestam em nossas empresas e em nossas vidas. Temos o lado profissional e o pessoal, e precisamos sempre nos lembrar que O SER HUMANO É INDIVISÍVEL. Muitos tem a tendência de encarar questões sociais e emocionais como “assuntos de segunda classe”. Produção e vendas são muito mais prioritários que o RH. Minha atualização técnica é mais importante que minha saúde emocional. Este é o tema deste Boog News.

 

Boa leitura a todos. Alegria.

 

Gustavo Boog

 

ARTIGO

PERSONAL TRAINER INTEGRAL

Magdalena e Gustavo Boog

Sempre que posso eu nado; adoro o elemento água, no mar, na piscina, nos rios ou lagos. Antigamente, ao nadar, eu me cansava muito. Decidi contratar os serviços de um instrutor de natação, que me orientou e descobri que ao não ter uma boa técnica de nadar, eu desperdiçava uma brutal quantidade de energia em movimentos inúteis. O resultado era que eu progredia pouco e me cansava muito.

 

Adoro caminhada. No meu clube, todas as tardes, dezenas de pessoas correm e caminham, buscando fortalecer sua musculatura e queimar umas calorias a mais. É interessante observar as pessoas: alguns se movimentam com graça, ritmo e beleza. Outros aparentam estar sofrendo com o exercício ou apenas cumprindo uma ordem médica. Outros respiram com tal força que parecem as velhas locomotivas Mara Fumaça. Uns são muito lentos, quase se arrastando. Outros são rápidos. É claro que cada um tem seu ritmo e jeito, mas com certeza os que fazem suas atividades com técnica junto com graça, beleza e um sorriso nos lábios, conquistam nossas preferências.

 

O como é isto na nossa vida emocional? Quanta energia não é desperdiçada em “movimentos” inúteis? Quantos esforços são colocados em coisas que não vão agregar valor? Quanta emoção é investida em relações que já sabemos não irão levar a nada? Tantas vezes buscamos significados maiores para as crises que passamos em nossa vida espiritual, onde é muito fácil parecermos uma nau sem rumo.

 

Em nossa vida emocional e espiritual também precisamos de tempos em tempos de um Personal Trainer. Quando surgem os momentos de transição, quando dificuldades batem à nossa porta, quando buscamos melhorar certos aspectos de nossos relacionamentos, quando procuramos novos significados para nossas ações, precisamos de alguém que nos oriente sobre como melhor lidar com este mundo mais sutil, mas nem por isto menos importante.

 

Na maioria das vezes nós nos julgamos auto-suficientes, pois na escola da vida já aprendemos tudo. O que eu constatei foi que com um pouco de técnica, com uma visão de outra pessoa, nossas braçadas, pedaladas ou passos podem ser executados com muito menos desperdício de energia e de tempo, e com isto termos muito melhores chances de alcançarmos nossos objetivos, nosso bem estar e nossa alegria.

 

Dica – O trabalho de Personal Trainer Integral

 

Personal Trainer Integral é a denominação que damos às atividades de counseling realizadas pela Boog & Associados. É um conjunto de umas poucas reuniões individuais e confidenciais, onde a pessoa recebe orientações sobre situações específicas e tem a oportunidade de trocar idéias e discutir alternativas de solução. Cada caso indicará o tipo de intervenção mais adequada.  Geralmente são tratados temas profissionais, de carreira e pessoais, num ambiente de confiança e abertura: há uma etapa inicial de identificar as características da situação atual, seguida da discussão dos objetivos a alcançar e as possíveis alternativas de ação. Após estas entrevistas usualmente a pessoa tem condições de continuar a sua “musculação” sozinha e encaminhar as soluções para sua situação específica. É comum que as pessoas, sentindo o “gostinho” do autoconhecimento, queiram continuar o processo, ampliando a sua busca de desenvolvimento pessoal, com o eventual apoio de profissionais de sua cidade, nas modalidades que preferir.

 

Teste – Você precisa de um Personal Trainer Integral?

Responda os itens a seguir, usando como pontuação:

 

1 – não se aplica de forma alguma

 

2 – raramente se aplica

 

3 – algumas vezes se aplica

 

4 – geralmente se aplica

 

5 – sempre se aplica

 

Após avaliar todos os itens a seguir, totalize, veja a interpretação e tome suas decisões!

 

1.    Estou tendo dificuldades em meus relacionamentos mais próximos (p. ex. muitas divergências de opinião, mal estar, insatisfação, frustração, falta de reconhecimento, ausência de reciprocidade, etc.)

 

2.    Tenho estado de alguma forma desanimado, triste e melancólico

 

3.    Irrito-me facilmente quando alguma coisa não sai conforme eu esperava ou quando alguém me contraria

 

4.    Tenho andado com dúvidas e desorientação sobre os próximos passos dos estudos, carreira ou profissão

 

5.    Sinto que tenho potenciais que atualmente estão sub-aproveitados

 

6.    Eu sou muito exigente comigo mesmo ou com os outros. Tenho dificuldades em rir de meus próprios erros

 

7.    Eu não tenho tempo para tirar férias regulares ou ter mais atividades de lazer

 

8.    Eu tomo medicamentos para melhorar meu humor

 

9.    Quando as coisas vão mal, eu tendo a ver os outros como causa de minhas dificuldades

 

10. Eu não fico muito à vontade em pedir ou em receber ajuda de amigos quando tenho algum problema

 

11. Eu tenho falta de habilidade em aprender com os meus erros do passado. Tendo a repetir padrões.

 

12.  Sinto falta de confiança em mim mesmo

 

13. Tendo a ficar bastante ansioso antes de uma apresentação, falar em público ou prova

 

14. Trabalho até o limite de minhas forças

 

15. Quando estou no meio de uma grande mudança, sinto-me fora de controle

 

16. Sinto-me muito crítico e amargo

 

17. Sinto-me solitário e sem amigos, mesmo estando no meio de muita gente

 

18. Tendo a querer controlar e monopolizar o tempo dos outros

 

19. Tenho a tendência de “passar o trator” por cima das necessidades dos outros

 

20. Tenho dificuldades de relaxar

 

Totais de 20 a 39: você está na categoria de baixo risco – a sua saúde emocional/espiritual está bem, e um Personal Trainer Integral pode ajudar o seu processo de desenvolvimento

 

Totais de 40 a 79: você está numa categoria de médio risco, sugerindo que tem diversos hábitos nocivos, mas possui também um certo grau de controle e moderação. A indicação de um Personal Trainer Integral pode ajudar a resolver as pendências que o incomodam, e com isto melhorar muito seu bem estar

 

Totais de 80 a 100: você é candidato a ter uma séria crise. Muito stress e seus hábitos estão minando seriamente á sua saúde emocional/ espiritual. Um Personal Trainer Integral é uma prioridade alta e imediata

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha