+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

Para que fazer uma Pesquisa de Clima?

Marcelo Boog (*)

         O escondido debaixo do tapete é um tumor mais mortal porque oculto

Lya Luft – Perdas & Ganhos

Esta é uma pergunta comum, que no fundo quer dizer: o que ganhamos ao fazer uma Pesquisa de Clima em nossa organização?

Vamos usar uma metáfora aplicada a nossa vida pessoal: porque fazer e o que ganhamos com um check-up? Algumas respostas:

  •  Meu médico disse que devo fazer estes exames anualmente
  •  Minha mulher (meu marido) implorou que eu fizesse os exames
  •  Eu estou me sentindo bem, para que isto?
  •  Eu já sei o que está se passando comigo
  •  Estou me sentindo meio mal ultimamente, parece que perdi o “pique”. Talvez seja bom ver o que está acontecendo
  •  Sou uma pessoa sistemática: se meu médico me recomendou exames anuais, vou fazer

E assim por diante. Mas, o que ganhamos?

Nosso resumo é: saúde ampliada! A saúde é nosso bem mais precioso, ela assegura que todos nossos projetos, metas, ambições possam ser realizados. O Dr. Ricardo de Marchi diz que quando estamos saudáveis temos muitos projetos, mas quando estamos doentes só temos um: recuperarmos nossa saúde. O conceito de saúde é muito maior que a ausência de doenças: é a presença da energia, da motivação, da alegria, da vida. É isto que todos queremos.

Isto quer dizer que mesmo que estejamos bem de saúde, ao fazermos uma série de exames, estamos em contato com as bases de nosso bem estar e principalmente assegurando ações, um modo de vida que assegure a continuidade e até a melhoria da saúde. Mas, digamos que, algo é detectado nos exames: aí é a hora de ações corretivas, e todos sabemos que quando um problema está em sua fase inicial, ele é muito mais fácil de ser eliminado ou controlado.

As organizações são como grandes seres vivos, e, com as devidas adaptações, tudo o que vale para nossa saúde individual vale também para a saúde organizacional. Assim, quando a organização está saudável, ela tem as condições de realizar com muito maior eficácia seu papel na sociedade: gerar resultados de negócios, criar condições para que as pessoas possam se desenvolver, cuidar adequadamente do meio ambiente. Aí está o triple bottom line: dimensão econômica, dimensão humana, dimensão ambiental. Se buscamos tanto a sustentabilidade nos dais de hoje, um projeto mandatório para o futuro de nosso planeta, devemos estar atentos a o como estamos hoje, como é o clima, a saúde de nossa organização, para que possamos assegurar ações de continuidade daquilo que está bem e outras ações que corrijam o que pode e deve ser corrigido.

Uma “dica” que detectamos nas diversas Pesquisas de Clima que conduzimos desde a década de 80: um dos principais determinantes da saúde de uma organização é a forma, o estilo, a maneira pela qual os gestores atuam com o seu pessoal, desde os níveis mais altos até os mais próximos às operações. Mas isto é assunto para outro Boog News.

 

(*) Marcelo Boog é diretor do Sistema Boog de Consultoria, atuando em Pesquisas de Clima e Mapeamento 360º, com o foco no desenvolvimento organizacional.

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha