+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

PARA MELHORAR RESULTADOS DE NEGÓCIO: NA SUA EMPRESA TODO GESTOR É TAMBÉM UM GESTOR DE PESSOAS?

Gustavo G. Boog (*)

As empresas querem, e precisam, melhorar seus resultados de negócio. Como fazer isto de forma sustentável?

De forma (muito) simplificada, resultado significa faturamento menos custos/ despesas. Para melhorar resultados temos que aumentar faturamento e/ou diminuir custos/ despesas. A solução de corte de pessoal é o “caminho fácil” trilhado por muitas empresas, o que geralmente gera resultados positivos no curto prazo e negativos num horizonte de tempo mais amplo.

Se voltarmos nossa atenção aos resultados das “Melhores empresas para se trabalhar”, publicados anualmente pela Revista Exame, e ratificados pela FIPECAFI, uma Fundação ligada à Universidade de São Paulo, vemos que:

  • Sistematicamente, em todos os anos desde 1996, as melhores empresas apresentaram melhores resultados de negócio (rentabilidade sobre o patrimônio líquido) que as maiores empresas
  • No ano de 2001, cujos dados foram divulgados em 2002, os resultados da melhores empresas foram 314% melhores que as maiores empresas, ou seja, os resultados foram quatro vezes mais altos!

Quando se avaliam os critérios que estabelecem que uma empresa figura entre as melhores, vamos ver diversos indicadores que podem ser sintetizados num único: são organizações onde a dimensão humana é considerada em sua verdadeira e total amplitude e onde cada gestor é efetivamente um gestor de pessoas. É “apenas” e “simplesmente” isto!

Este é um discurso já de muitos anos, mas os números têm confirmado que as empresas que de fato praticam este discurso estão colhendo os promissores resultados.

Na sua empresa todo gestor é também um gestor de pessoas?

 

(*) Gustavo G. Boog é Consultor e Terapeuta Organizacional, conduzindo projetos de elevação da competência pessoal, grupal e empresarial.

Fone (11) 5183-5187 E-mail contato@boog.com.br Site www.boog.com.br

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha