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PARA CRESCER É PRECISO SE CONHECER

(*) Marcelo Boog

Todo processo de crescimento, seja pessoal ou profissional,  seja individual ou em grupo, é no fundo um processo de mudança, de amadurecimento ou de transformação. Crescemos quando vamos do antigo para o novo, das soluções que antes funcionavam, para uma nova solução que funciona melhor. Crescemos quando tomamos consciência de nossas limitações, de nossas dificuldades e em função disso agimos de forma construtiva para superar estas barreiras.

Para se transformar e para crescer, é portanto importante se conhecer.

Nas organizações isso funciona da mesma maneira, porém de uma forma coletiva. “Conhecer” a empresa se torna um pouco mais complicado, pois existem inúmeras opiniões sobre o mesmo assunto, distintos pontos de vista, etc. Muitos concordam e muitos discordam sobre cada uma das infinitas características da empresa.

Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional é a ferramenta ideal para se mensurar estas opiniões e desta forma ter a base do “conhecer a empresa”. A Pesquisa identifica os pontos fortes e os pontos a melhorar da empresa. Com esta realizada, a empresa dispõe de dados concretos sobre como anda a motivação de seu pessoal; o nível de identidade e compromisso de seus colaboradores para com as metas e objetivos da empresa e dos clientes; o nível de satisfação com as políticas e práticas da empresa; como andam as atuações das lideranças; como realmente está o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal; como vão as comunicações; além de temas ligados a qualidade de vida.

A Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional após registrar um dado momento da empresa, aponta quais caminhos trilhar no sentido do crescimento, do amadurecimento e da transformação, através de um plano de ação.

As Pesquisas de Opinião nas Organizações também ajudam o processo de crescimento. Pesquisas de Opinião geralmente são utilizadas para avaliação de serviços (p. ex. o serviço de atendimento ao cliente; serviços terceirizados; serviços para clientes internos, entre áreas e departamentos) e para avaliação geral de qualquer assunto que se pretende pesquisar.

Outra ferramenta que vem sendo muito utilizada pelas Organizações é o Mapeamento 360º, que se propõe a estudar a presença das competências essenciais para a organização, nas pessoas que ali trabalham. O Mapeamento gera um relatório geral, com as médias de todas as pessoas participantes do Mapeamento, além de um relatório individual, por participante mapeado. Usualmente o Mapeamento 360º coleta as percepções dos colegas de trabalho (mesmo nível), do chefe e dos subordinados da pessoa mapeada, além de um auto mapeamento.

O Mapeamento tem em comum com a pesquisa o fato de ser aplicado nas organizações, com objetivo de crescimento; e difere da pesquisa por ser mais específico e focado, apontando áreas de desenvolvimento individuais.

As três ferramentas são indicadas para apoiar os processos de crescimento organizacional. De forma precisa, temas muitas vezes abstratos e genéricos se tornam claros e mensuráveis, convertendo-se em informações vitais para um bom plano de ação.

(*) Marcelo Boog é Consultor, atuando em programas de desenvolvimento gerencial e Ecotraining © 

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