+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

LIÇÕES SIMPLES DE PROSPERIDADE

Ricardo de Almeida Prado Xavier (*)

Considerado um gênio da propaganda do século XIX, Phineas Taylor Barnum (1810-1891) foi empreendedor de alta inventividade, tendo conquistado o título de um dos pioneiros da criação do modelo de circo consagrado como diversão para multidões em todo o mundo. Teve destaque até meados dos anos 70.

Fundados de um circo que ainda hoje existe e compõe o famoso Rintgling Bros. and Barnum & Bailey Circus, Barnum escreveu diversos livros e apareceu mais do que ninguém, principalmente porque foi um precursor mestre na invenção dos truques promocionais que cativavam a atenção da imprensa e do público.

Muitas vezes as espetaculares criações de Barnum beiravam a fraude, como o primeiro “produto” que promoveu: uma mulher de mais de 160 anos que teria sido escrava de George Washington! Embora enfrentado problemas legais aqui e ali, saiu ileso dos tribunais, porque, afinal, os juízes entendiam que ele trabalhava com a ilusão e a fantasia, levando contentamento às multidões, que ficavam felizes em pagar por isso.

Pois bem: esse Barnum esperto, criativo, arrojado, sagaz apresenta-se diante de uma platéia de ávidos empresários da Inglaterra, todos querendo saber como ganhar mais dinheiro. E qual é a grande resposta de Barnum? A lição de prosperidade é simples: entre outras idéias óbvias, honestidade, acima de tudo!

 

ENSINAMENTOS DE BARNUM

Em seu livro A arte de ganhar dinheiro, Barnum expõe alguns dos princípios que levam à prosperidade. Muda o mundo, advêm novas tecnologias, mas esses ensinamentos continuam válidos. São a base para quem deseja ir mais longe. Eis algumas lições óbvias, eventualmente até simples, mas nem sempre praticadas:

•    Não erre na sua vocação: cada um tem talentos mais adequados a certas ocupações. Um segredo do sucesso é buscar fazer aquilo para o que se tem competência – e manter-se fiel a essa vocação.•    Evite dívidas: péssimos resultados financeiros e psicológicos é o que se pode esperar delas. Não seria uma boa lição para quem vive no Brasil e enfrenta uma das maiores taxas de juros do mundo?

•    Encontre o lugar certo: os mesmos talentos têm importância e impacto diferentes em diferentes lugares. Procure o lugar em que seu talento terá o máximo rendimento.

•    Persevere: sem persistência, nada se atinge. Seja fiel às suas idéias e resista à tentação de abandoná-las quando os inevitáveis obstáculos aparecem.

•    Ponha a alma naquilo que faz: faça seus negócios com o máximo da sua vontade. Ela é o combustível que leva ao sucesso.

•    Use os melhores recursos: dentre eles, não se esqueça de fazer o melhor uso possível de seu cérebro.

•    Leia os jornais: desinformação custa caro e informação que dizer oportunidade. Fique alerta ao que está acontecendo no mundo à sua volta. Hoje, os meios de comunicação são variadíssimos e de fácil acesso – revistas, internet, livros, vídeos, tudo está à disposição. Não há desculpa para a desinformação.

•    Profundo respeito por seus clientes: seja educado e gentil com seus clientes, queira o seu aplauso. Não se esqueça de que, na empresa, você tem clientes internos e externos.

•    Promova seu negócio: sem a boa propaganda, tudo fica difícil ou impossível. Promova suas realizações, seja negócio próprio, sejas nas suas atividades dentro da empresa, seja nas atividades autônomas. Jamais se esqueça de manter uma boa rede de relacionamentos, que gera indicações.

•    Preserve sua integridade: ser honesto é a melhor receita. Ética e honestidade são primordiais como receita para o sucesso profissional.

VIDA QUE ENSINA
Fora aquilo que escreveu e falou, P. T. Barnum ensinou com os próprios atos. Da sua vibrante e inspiradora história, podemos extrair pelo menos quatro comportamentos a seguir.

Primeiro, busque a inovação. Segundo, tenha coragem de expor-se. Terceiro, faça, realize, em vez de ficar só pensando ou planejando. Quando, “venda” boas fantasias, esperança e alegria, pois isso sempre traz resultados.

(*) Ricardo de Almeida Prado Xavier – administrados de empresas, é presidente da Manager Assessoria em Recursos Humanos. E-mail: ricardo.xavier@manager.com.br e Site: www.manager.com.br

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha