+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

EVENTOS TRAUMÁTICOS

 

Todos nós estamos sujeitos a traumas. Minha família e eu passamos pela experiência de sermos roubados em nossa casa, quando sete bandidos armados invadiram nossa residência, agredindo com coronhadas e causando um enorme prejuízo material e emocional.

Numa cidade como São Paulo é preciso muita atenção, pois convivemos com uma brutal violência urbana, numa verdadeira guerra civil. Eu pessoalmente, após o trauma, estava simplesmente aterrorizado e em pânico, 24 horas por dia.

Numa primeira etapa de meu processo de cura recorri aos florais, que muito me ajudaram a re-encontrar o equilíbrio perdido.  Mas eu precisava de mais ajuda para re-elaborar tudo o que havia vivenciado.

Busquei a Dra. Maria Aíres Rabelo de Almeida, que utilizou comigo o método E.M.D.R, e em apenas três sessões consegui trabalhar o trauma pelo qual passei e colocá-lo em seu devido lugar, no passado, e não deixar que controlasse minha vida.

Pensado nos muitos, dolorosos e profundos traumas que cada um de nós pode passar, como acidentes, perdas inesperadas de seres queridos, roubos, assaltos, abusos, perdas financeiras, ficar desempregado, etc. que resolvi testemunhar a eficácia deste método e recomendá-lo a quem precisar deste tipo de ajuda.

 

E.M.D.R

Maria Aíres Rabelo de Almeida

E.M.D.R. (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing) é um método terapêutico desenvolvido pela psicóloga norte-americana Francine Shapiro, que quer dizer: Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares.

A doutora Francine Shapiro, através de suas pesquisas, percebeu que, ao associar movimentos oculares a imagens e pensamentos perturbadores, a intensidade destes se reduzia ou eles chegavam mesmo a desaparecer, porque as pessoas re-elaboravam os eventos traumáticos. Assim, o método desenvolvido tornou-se uma ferramenta psicoterapeutica muito eficaz e de resultados rápidos, pois é o próprio paciente que, revivendo a sua experiência, faz as associações necessárias.

Quando ocorre uma situação traumática em nossa vida, ela parece ficar aprisionada, bloqueada no nosso Sistema Nervoso. Uma vez retida, continuará a se manifestar toda vez que vivenciamos uma situação que a ela remeta e que é responsável pelos freqüentes sentimentos de desamparo, desesperança, medo, muitas emoções negativas, que parece não sermos capazes de controlar.

Os movimentos oculares e estímulos bilaterais provavelmente desbloqueiam o Sistema Nervoso, permitindo que o cérebro processe a experiência passada incorporando novos afetos, possibilitando que tenhamos um novo aprendizado e entendimento dessa experiência. Isto pode ser análogo ao que acontece no sono REM, quando os movimentos oculares ajudam a processar registros inconscientes.

O E.M.D.R pode ser aplicado em transtornos de estresse pós-traumático, ou seja, reações de angústia ou ansiedade em pessoas que passaram por eventos traumáticos como guerra, rebelião, assaltos, acidentes, abusos sexuais ou físicos, enchentes, perdas inesperadas (morte, finanças), abandonos afetivos.

O propósito do E.M.D.R. é devolver ao organismo sua condição natural de reação, como era antes do trauma, reprocessando a experiência.

 

No “Espaço Self” tem havido discussões e aprendizado dessas técnicas, sendo possível já aplicá-las com êxito. O “Espaço Self -  Harmonia e Crescimento Interior” fica na Av. Portugal, 828 – Brooklin – São Paulo (SP). Fone/Fax: (11) 5561-4889 – E-mail:espaself@terra.com.br

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha