+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

ESPIRITUALIDADE NO DIA-A-DIA

Cristiane e Gustavo Boog

Sempre que falamos sobre espiritualidade para pessoas, individualmente ou em platéias no mundo dos negócios, sentimos que há duas céticas atitudes iniciais:

- por que está falando de religião? Será que eles não sabem que aqui é uma empresa, aqui é o território dos negócios? Será que eles não viram ainda que eu vim à procura de ajuda e não de “papos espirituais”?

- o que esta espiritualidade tem a ver com o meu dia-a-dia, as minhas responsabilidades? Estou tão sobrecarregados que não tenho mais paciência para estes temas. Quero soluções já!

Quando o tema da espiritualidade vai se desenvolvendo, o ceticismo e até a irritação inicial se transforma em entusiasmo, pois as pessoas percebem que espiritualidade tem tudo a ver com negócios e com nossas carreiras. Na realidade, a espiritualidade já está nos negócios e em nossas vidas, muitos é que ainda não se deram conta desta dimensão sempre presente.

A visão mecanicista do trabalho, das empresas e do mundo, faz com que a fragmentação prevaleça sobre a integração. É como se tivéssemos excluído esta dimensão de nossas vidas, quando estamos exercendo nossas atividades. A tendência é colocar tudo em compartimentos estanques: minha vida pessoal numa caixa, minha vida profissional em outra; religião vai para um lugar, negócios para outro; os dias da semana ficam divididos entre o período de trabalho e o de lazer. Desta forma, este modelo mental nos separou de nossa essência. O trabalho é visto como algo centrado em ganhar dinheiro para a sobrevivência e o bem estar. As dimensões mais elevadas de trabalho, como o desenvolvimento, o servir aos cliente, a oportunidade de aprender são relegadas como “assuntos de segunda categoria”.

E o que é que as empresas mais buscam nos dias de hoje? Trabalho em equipe, líderes inspiradores, gente motivada e com garra para ir buscar resultados, foco no cliente, comunicações eficazes, flexibilidade de atuação, senso de finalização, só para citar os mais importantes.  Quando verificamos o que as pessoas buscam, vem coisas como sentido de vida, relacionamentos recompensadores, trabalho realizador e alegria. E isto só pode ser alcançado quando incluímos a dimensão espiritual em nosso dia-a-dia.

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha