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EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

FAZEM A DIFERENÇA

O mundo não vai superar sua crise atual usando o mesmo pensamento que criou essa situação -  Albert Einstein

Os verdadeiros líderes ensinam as pessoas a fazerem grandes coisas.

 E quando o trabalho está feito, elas dizem: “Nós é que fizemos.” – Lao-Tsé

 Gustavo G. Boog

O espaço mais adequado para exercitar uma abordagem eficaz de gerenciamento é o das equipes: nelas as relações líder – liderados se manifestam plenamente, a coesão das pessoas com os objetivos a alcançar é testada e as habilidade de falar e ouvir devem ser continuamente equilibradas. Mais importante que tudo, nas empresas em que verdadeiramente há um foco no cliente, o trabalho em equipe é fundamental para tornar esta intenção uma realidade.

 

Contudo, características de muitas pessoas valorizam o individualismo. Em organizações algumas vezes existem sistemas sutis (ou nem tanto…) de sabotar o verdadeiro trabalho em equipe. Aí começa a brutal falta de coerência entre o que se diz e o que se pratica… As conseqüências desta “novela” são conhecidas por todos.

 

Como construir uma equipe de alto desempenho, aquela que tem um foco nos resultados e equilibra os processos internos com as pessoas e com a inovação?

 

Muitos são os fatores que se constituem na base desta construção. Equipes de alto desempenho:

 

  • Tem uma visão precisa do que querem alcançar: tanto grupos como equipes precisam ter clareza absoluta do que querem alcançar. Se esta visão puder de alguma forma estar conectada e contribuir para objetivos mais elevados, a motivação vem quase que naturalmente, pois agrega um significado concreto da contribuição individual ao coletivo, mesmo que exija atividades rotineiras e repetitivas: eu sei como minha parte contribui para o todo! Se esta visão puder adicionalmente ser fruto do consenso, tanto melhor, pois a participação é melhor que adesão, assegurando o maior comprometimento das pessoas. Todos se sentem “pais e mães da criança”

 

  • Tem em alto grau habilidades interpessoais: é o conhecer a si mesmo e aos outros, e desenvolver a aceitação da diversidade de atuações e pontos de vista que vamos encontrar nas equipes. Onde todos pensam exatamente igual, onde há absoluta uniformidade, com certeza não teremos as melhores decisões. Preciso reconhecer, aceitar e celebrar que pessoas pensem e percebam a realidade de forma diferente da minha. E é só isto, é apenas diferente, nem melhor, nem pior. O conhecimento dos valores  e formas de agir dos tipos rei, guerreiro, mago e amante tem ajudado enormemente às equipes a melhorarem seu desempenho, na medida em que ficam mais explícitos os potenciais e dificuldades de cada tipo.

 

  • Sabem resolver adequadamente seus conflitos: é natural que no trabalho em equipe surjam divergências de opinião. Cada um dos integrantes tem sua forma de ver a situação, tem seus valores e prioridades. Se os processos decisórios são do tipo “rolo compressor” (de um líder autoritário ou de uma maioria), é muito provável que uma simples divergência se torne um antagonismo ou até um conflito, que acaba se manifestando na hora ou posteriormente, às vezes de forma amplificada. Uma das habilidades a serem exercitadas é o “ouvir os outros”. As pessoas que compõe a equipe precisam se sentir livres para emitirem suas opiniões, sem medo de represálias. A comunicação deve fluir livre, clara e transparente. Colocar “panos quentes” não resolve conflitos, apenas os adia.

 

  • Inovam: a inovação e a criatividade são muito presentes. As idéias novas são abertamente discutidas, o que não significa que todas sejam viáveis e implementadas, mas o espaço de inovação e seus riscos são abertamente aceitos e estimulados na equipe.

 

  • Tem uma liderança inspiradora: a coordenação das atividades usualmente é mandatória no trabalho em equipe, para fazer convergir os esforços individuais. O modelo “sargentão” deve ser transformado no modelo “maestro”, junto com o desenvolvimento das competências. Os papéis de liderança são exercidos conforme as habilidades requeridas a cada momento, gerando um saudável rodízio de papéis. Há coerência entre o que o líder fala e o que faz, gerando com isto alta credibilidade.

 

  • Tem flexibilidade nas tarefas: as equipes exercem a flexibilidade, o que se opõe à definição rígida de papéis e tarefas. Numa equipe excelente não se ouve “isto não é tarefa minha” ou “esta não é uma atribuição de meu departamento”. Todos estão comprometidos, há um sentido de finalização das tarefas, que leva ao cumprimento dos objetivos.

 

  • Criam um ambiente de confiança e cooperação: o sentimento dominante é que “estamos todos no mesmo barco”. Nós remamos e nos esforçamos para colocar planos em ação, segundo o melhor de nossas habilidades e competências. Não existem sub-grupos ou pessoas que ficam isoladas

 

  • Integram os novatos e investem na aprendizagem: esta é uma preocupação constante, para integrar pessoas novas ao espírito da equipe, assim como a postura de reciclagem e aprendizagem constante de todos os integrantes. A arrogância do “já sabemos” ou “já aprendemos” é minimizada.

 

  • Reconhecem e recompensam desempenhos e esforços: as equipes e seus integrantes são reconhecidos e recompensados concretamente pelos seus esforços e pelo atingimento de suas metas. Os feitos da equipe são celebrados.

 

  • Estimulam o bom humor: um dos melhores indicadores do “estado de espírito” da equipe é o grau de bom humor e descontração. A existência de rancores, desmotivação, “corpo mole” e “cara feia” indicam a existência de dificuldades, que mais cedo ou mais tarde vão se manifestar.

 

Quando este fatores são sistematicamente buscados, a equipe se torna um lugar especial onde o individual e o coletivo se harmonizam, gerando resultados a todos.

 


 

Teste – Os dez mandamentos da equipe

Avalie os dez “alicerces” do trabalho de sua equipe e coloque um “x” na coluna que melhor represente a situação atual. Você pode refinar sua análise num segundo momento, focando individualmente cada um dos participantes da equipe.

 

A Equipe da qual faço parte…

Nunca

Quase Nunca

Às Vezes

Quase Sempre

Sempre

1. Tem uma visão precisa do que quer alcançar          
2. Tem em alto grau habilidades interpessoais          
3. Sabe resolver adequadamente seus conflitos          
4. Inova          
5. Tem uma liderança inspiradora          
6. Tem flexibilidade nas tarefas          
7. Cria um ambiente de confiança e cooperação          
8. Integra os novatos e investem na aprendizagem          
9. Reconhece e recompensa desempenhos e esforços          
10. Estimula o bom humor          

 

  • Qual é sua avaliação da situação atual?
  • Sua equipe está bem em que pontos?
  • Sua equipe precisa melhorar em que aspectos?
  • O que você quer alcançar?
  • Quais são as ações necessárias?
  • Qual é o seu primeiro passo a ser dado já?
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