DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS
Era uma vez uma indústria brasileira de calçados que desenvolveu um grande projeto de exportação de sapatos para a Índia. Mandou dois de seus executivos de negócios para diferentes cidades daquele país, para avaliarem o potencial de mercado. Depois de alguns dias de pesquisas de perfil dos usuários e de contatos com distribuidores locais, um dos executivos enviou o seguinte E-mail para a Diretoria aqui no Brasil:
“SENHORES, CANCELEM O PROJETO DE EXPORTAÇÃO DE SAPATOS PARA A ÍNDIA. AQUI NINGUÉM USA SAPATOS”.
Sem saber desta informação, o segundo executivo mandou o seu:
“SENHORES, TRIPLIQUEM O PROJETO DE EXPORTAÇÃO DE SAPATOS PARA A ÍNDIA. AQUI NINGUÉM USA SAPATOS AINDA, E O POTENCIAL DE NEGÓCIOS É ENORME”.
MORAL DA HISTÓRIA: A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos executivos e uma fantástica oportunidade para o outro.
Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes. A sabedoria popular traduz esta situação com a frase: “Os tristes acham que o vento geme; os alegres acham que ele canta”. O mundo é um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como encaramos a vida faz toda a diferença.
PS – O primeiro livro da Série “Espiritualidade no Trabalho”, publicado pela Editora Gente, foi escrito em 2000 pela Maysa Marin e por mim, e se chama “CRISES: como transformar as crises em oportunidades de crescimento pessoal e profissional”. Fica aí a sugestão!
Ver Todos os Artigos