+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

CONHEÇA A SI MESMO:

DESCUBRA COMO VOCÊ ATUA 

Magdalena e Gustavo Boog (*)

Descubra como você vê o mundo. Nós vemos o mundo conforme os olhos de nossas percepções, que podem ser agrupadas em quatro tipos psicológicos básicos. O processo de autoconhecimento pode ser muito facilitado e acelerado com o conhecimento destes tipos básicos.

Muitos autores criaram tipologias ao redor destes quatro modelos básicos, como pode ser visto na tabela abaixo: 

JUNG

HIPÓCRATES

ADIZES

QUEST

Roger Moore &   Douglas Gilette

DiSC ©

Sensação

Colérico

Produtor

Frontal Esquerdo

Guerreiro

Dominância

Pensamento

Melancólico

Administrador

Basal Esquerdo

Mago

Cautela

Intuição

Sanguíneo

Empreendedor

Basal Direito

Rei

Influência

Sentimento

Fleumático

Integrador

Frontal Direito

Amante

Estabilidade

 

Visando integrar este diversos tipos, no livro “O Desafio da Competência” (**) estão descritos quatro tipos: Tocador, Organizador, Inovador e Integrador, apoiados numa extensa pesquisa de quase dois mil executivos. 

Qual é o seu jeito de ser? Como você lida com as pessoas? O seu jeito de lidar com as pessoas te satisfaz?

Nós temos adotado e usado os termos Rei – Guerreiro – Mago – Amante, que são quatro maneiras de se relacionar com as pessoas, quatro jeitos de ver e lidar com o mundo. Você sabe qual é o seu? Você tem dificuldades nos relacionamentos? Ninguém te entende? Tem dificuldade em sentir o apoio do grupo? Tem paciência com o ritmo dos outros?

Ele não pensa como eu. Não consigo fazer ele me entender. Não consigo mudar o meu chefe (meu marido, minha namorada, meu filho, meu aluno, etc.). Ele é tão diferente de mim …

Nós temos a tendência de querer julgar os outros através do nosso ponto de vista, que sempre julgamos ser o mais certo, talvez o único certo? Nosso grande amigo Peter Harazin, Diretor da HICON Consultoria, em seu Seminário Gerenciando Comportamentos, destacou bem que “diferente de nós não quer dizer errado. Só quer dizer que é diferente. Só isto”. 

Dentro do trabalho de counseling, em que agimos como “personal trainers emocionais”, ouvimos centenas de vezes os clientes dizerem: “Este foi o dinheiro mais bem empregado da minha vida” ao se referirem aos resultados do processo. Em muitos processos de counseling utilizamos essências florais, sempre deixando o cliente absolutamente livre quanto a sua utilização ou não (a grande maioria adora usar florais, pelos resultados imediatos que trazem!).Florais aliviam suavemente as aflições e ajudam a prevenir doenças, trazendo harmonia e paz para inundar nossas vidas. 

O counseling é uma forma de rever o seu jeito de ser e de interagir com as pessoas. Perceber quais são os seus pontos fortes e quais são os seus desafios e quais são os seus pontos a melhorar. Com apoio de essências florais você pode dinamizar a sua maneira de ser.

(*) Magdalena e Gustavo Boog são Diretores da Boog & Associados, empresa que conduz Workshops Gerenciais e counseling individual

(**) O Desafio da Competência, de Gustavo G. Boog, Editora Best Seller, 6a. Edição

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha