+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

CONFIRMANDO HIPÓTESES

Marcelo Boog

Constantemente nos deparamos com o questionamento de como mensurar os resultados alcançados de um dado treinamento. Quando o treinamento é técnico / operacional, isto é mais fácil de se responder, através de incremento de produção ou por resultado direto. Ex. antes do treinamento, o grupo produzia x peças; após o treinamento produz x+y peças. Agora, quando o treinamento é comportamental ou gerencial, como auferir se os investimentos realizados estão sendo percebidos como agregadores de valor?

Uma das possibilidade de ações no pós-treinamento é a aplicação de pesquisa temática de opinião, que visa testar uma série de hipóteses e/ou  responder questões, como:

- os objetivos do treinamento têm sido alcançados?
- um determinado plano de ação pós-treinamento tem sido colocado em prática? Se não, quais as razoes?
- os clientes internos de uma dada área têm percebido mudanças de comportamento?
- como esta intervenção está impactando no clima organizacional?

A aplicação deste tipo de pesquisa é muito rápida e prática, totalmente via internet, não tomando mais do que 5 minutos de cada respondente, garantindo precisão, segurança e confidencialidade. Flexibilidade é outra característica importante em nosso sistema: praticamente qualquer tipo de formulário pode ser estruturado, ampliando as possibilidades de aplicação.

Além de se apurar as percepções e trazer muita objetividade em temas subjetivos, a aplicação de uma pesquisa temática serve a um propósito adicional: é um lembrete que mantém acesa a memória do conteúdo que foi trabalhado no treinamento, convidando mais uma vez à mudanças / desenvolvimento.

Reflita por um instante: quais são as hipóteses que nunca são testadas em sua organização? Quais as perguntas que nunca são respondidas? Certamente muitas delas podem ser respondidas com uma pesquisa temática. Experimente!

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha