+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

AMIZADES, PRIORIDADES E TEMPO

Gustavo G. Boog

Periodicamente a vida nos presenteia com oportunidades de rever pessoas que há tempos não víamos. Pode ser um momento de muita alegria  um reencontro com queridos colegas de escola, com um grupo de amigos que trabalhou junto num projeto ou ainda um casamento ou evento social. Às vezes, estes encontros são tristes, quando todos param suas atividades e vão homenagear um ser querido que faleceu.

Em qualquer uma destas ocasiões, um lugar comum, é as pessoas se encontrarem e manifestarem sua inconformidade com o tempo que passou e as amizades que esfriaram: “como deixamos de nos ver por tanto tempo?”. E aí se atualizam telefones e E-mails e jura-se que de agora em diante vamos dedicar mais carinho e tempo a estas relações. Voltamos às nossas casas e …nada acontece. Esquecemos rapidamente das nossas intenções e somos engolidos pela rotina diária.

Por que isto acontece?

Meditei muito e acho que este fato se liga às prioridades que damos às nossas vidas. É claro que eu curto amigos de anos passados, quando fizemos tanta coisa em conjunto. É claro que eu quero dividir e compartilhar e resgatar tudo isto, mas este é um tempo que já passou. Hoje temos novas prioridades, a família e os compromissos se ampliaram, e as mudanças que a vida nos traz fazem com que as prioridades se alterem. E é por isto que não temos tempo para tanta coisa.

Se um amigo antigo continua a ser um amigo querido, é realmente tempo de colocá-lo nas suas prioridades e encontrar tempo de cultivar esta amizade. Mas outras pessoas estão alojadas num passado que não volta mais, e as nossas novas áreas de interesse nos ditam novas prioridades. E como viver é fazer escolhas, acabamos escolhendo o que nos é mais importante, a cada dia. E aí não sobra tempo para aquilo que já passou e cumpriu seu papel.

Apesar de isto ser difícil, a grande verdade é que nosso tempo é definido pelas escolhas que fazemos a cada dia. Devemos honrar o passado, reverenciá-lo, mas olhar firmemente para frente.

O tema da qualidade de vida, que se alojou tão firmemente no mundo empresarial é um exemplo assemelhado. Todos nós falamos que é importante, e acabamos não praticando efetivamente. Mais uma vez, são prioridades que escolhemos e aí temos que arcar com as consequências de nossas escolhas.

Como você investe seu tempo?

Coloque aqui, em ordem decrescente, as coisas que são mais importantes para você: trabalho, estudos, amigos, pais, parceiro ou parceira, filhos, parentes, viagens, hobbies, lazer, esporte, educação, cultura, etc.

Se quiser acrescente outros itens e linhas

Coloque aqui o tempo queefetivamente você dedica a cada uma destas áreas de interesse

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Comparando as suas prioridades e o tempo efetivamente dedicado, há alguma mudança a ser feita? Qual é seu primeiro passo?

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha