+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

A LIDERANÇA QUE FAZ A DIFERENÇA!

Gustavo G. Boog

Fazer a diferença tem muitos significados, mas o mais importante é o de  superar as expectativas das pessoas com as quais nos relacionamos, quer sejam nossos líderes, liderados, clientes, fornecedores ou colegas. Identificar alguém que faz a diferença é fácil, direto e instantâneo: nossos sensores se ligam e se conectam imediatamente a quem quer fazer a diferença. Quanto tempo leva para se perceber se um vendedor, um atendente de call center ou um supervisor quer fazer a diferença?

Cada um de nós pode fazer a diferença. Esta é uma opção pessoal, sempre disponível; quer se aceite ou não esta opção, arca-se com as consequências da decisão.

Fazer uma tarefa com amor é o segredo de fazer a diferença. O amor é muito mais que sentimentos, que é a associação imediata que fazemos: amor é comportamento e se liga diretamente a fazer a diferença, que é superar expectativas, criar encantamento, ser pró-ativo, colocar-se no lugar do interlocutor e perceber suas necessidades, agir para atender a isto e se possível superar.

O líder que faz a diferença não fica esperando: ele age! E qualquer pessoa pode ser este líder, independendo de educação, de cargo ou posição social. Não é preciso que tenhamos doutorado em alguma universidade de renome ou que ocupemos um cargo na alta hierarquia.

O líder que faz a diferença atinge resultados com pessoas e com inovação. Resultados são fundamentais para a existência e o desenvolvimento de qualquer organização. Aliás, os clientes esperam sempre por resultados (e não por promessas). Clientes não querem explicações, querem resultados. Se estes não vierem, buscam alternativas. Os resultados vêm da atuação das pessoas, que são orientadas pelos líderes. E a inovação é fundamental, pois as necessidades dos clientes são mutáveis e é preciso não só acompanhar, mas, se possível, antecipar-se.

O líder pode usar seu poder ou sua autoridade para exercer seu papel. James Hunter, autor do “O monge e o executivo”, definepoder como “a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer”; autoridade é definida como “a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”. Como se vê, para atingir resultados com pessoas e com inovação, os líderes são chamados primordialmente a exercerem sua autoridade, o que implica em ajustar o estilo de liderar às demandas de cada situação, em especial às necessidades de cada pessoa de sua equipe.

Você é um líder que faz a diferença?

Responda aos itens abaixo e tire suas conclusões:

- Você e sua equipe usualmente superam as expectativas?
- Como você mobiliza sua equipe para o foco em resultados?
- Como é o seu foco para a gestão de pessoas e equipes?
- Como você mobiliza sua equipe para o foco em inovação e flexibilidade?
- Você usa mais o poder ou a autoridade na condução dos seus liderados?
- Seu estilo de liderança é flexível e se ajusta às necessidades de cada pessoa e situação?

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha