+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

A DIMENSÃO HUMANA (1)

Nos meus tempos de gerente cometi um erro que nos dias de hoje se transformou em uma grande lição: no primeiro dia de trabalho de um novo participante em meu departamento, dava as boas vindas, apresentava os colegas, explicava o trabalho e logo depois dizia: “deixe seus problemas pessoais do lado de fora da empresa!”. Esta afirmação contrasta com o que penso hoje: O SER HUMANO É INDIVISÍVEL. Uma psicóloga amiga minha disse que a pessoa que consegue dividir perfeitamente a sua vida pessoal da profissional tem uma patologia psicológica grave chamada esquizofrenia!!!

Todos nós exercemos muitos e diferentes papéis em nossas vidas. Cada papel tem suas peculiaridades, mas nós não podemos esquecer jamais que  vamos íntegros e unos para a atuação de cada um destes papéis. Quando dividimos, nós nos fragmentamos. Quando a empresa divide o seu lado “negócios” de seu lado “pessoas”, ela se divide e se fragmenta, perdendo sinergia.

Muitos das dificuldades organizacionais com que nos defrontamos exigem uma nova abordagem, uma nova forma de percepção. As soluções tradicionais já não trazem mais resultados. Como analogia, qual a forma de resolver um problema coletivo grave, como o da poluição, o da segurança, o das enchentes, o do emprego, se não envolvermos todas as partes envolvidas? São situações complexas, com partes interdependentes e que devem estar comprometidas com a solução. Se alguma parte ficar excluída, se não estiver agindo de forma comprometida, o problema continua persistindo. A quem cabe por exemplo resolver o problema das enchentes? A Prefeitura tem sua parte, mas cada cidadão tem que fazer também a sua parte. Este é o verdadeiro trabalho em equipe. Creio que os problemas de desmotivação, falta de comprometimento, lideranças inadequadas, carências de trabalho em equipe, falhas de comunicação tem sua origem na forma fragmentada de perceber suas causas e propor suas soluções.

Esta visão, denominada holística, implica também em avaliar as conseqüências de nossas decisões, no curto e no longo prazo. O imediatismo que é freqüente nas empresas compromete sua longevidade. Quando eu jogo meu lixo na calçada do vizinho aparentemente resolvi meu problema, mas o que ocorre a seguir? Isto não é a mesma coisa que dizer: isto não é problema de meu departamento?

O que significa a dimensão humana nas empresas? Como esta dimensão se integra às dimensões técnicas, comerciais e financeiras?

A finalidade das organizações é apoiar o processo de desenvolvimento e crescimento das pessoas, com produtos e serviços que elevem a condição humana. Nas empresas as lideranças têm o papel de orientar as pessoas de suas equipes, mobilizando os seus esforços e habilidades e criando oportunidades de desenvolvimento como aprendizagem, reforço positivo e elevação da auto-estima.

Como reflexão, cabe perguntar: qual é a nossa visão das pessoas que trabalham conosco? São números, são “mão de obra” ou são pessoas?

Em seu livro “A arte da felicidade”, o Dalai Lama coloca que as crenças básicas e comuns a todos são:

  1. Sou um ser humano
  2. Quero ser feliz e não quero sofrer
  3. Outros seres humanos, como eu, também querem ser felizes e não querem sofrer

O papel do “RH”, que prefiro chamar de Gestão de Pessoas, é apoiar as lideranças em seu papel, disseminando técnicas e instrumentos para lidar com pessoas e equipes. A área de Gestão de Pessoas pode e deve apoiar as pessoas a aprenderem a cuidar melhor de si mesmas, bem como aos líderes a exercerem plenamente seu papel. A re-introdução da felicidade no local de trabalho deve levar em conta ações que cuidem do nível físico (isto é muito mais que implantar uma academia de ginástica na empresa, onde as pessoas possam “malhar” – aliás, adorei quando quando o Nuno Cobra disse que “malhação” é para o Judas), bem como que cuidem do nível emocional e do nível espiritual. As prioridades destes projetos podem variar de empresa a empresa, mas quando temos em conta que O SER HUMANO É INDIVISÍVEL, as soluções do que fazer se tornam transparentes.

 

Ver Todos os Artigos

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha